domingo, 17 de junho de 2007

Primeiro Reinado (1822-1831)

Da independência do Brasil à abdicação de D. Pedro I

Fatos importantes:

* Primeira Constituição Brasileira (25 de março de 1824);
* Confederação do Equador, em Pernambuco (julho -novembro 1824) - propagação das idéias republicanas, antiportuguesas e federativas;
* Após a independência do Brasil, tropas portuguesas permanecem na Província Cisplatina até novembro de 1923. Aí começaria uma longa guerra pela independência do Uruguai, mas agora contra os brasileiros. Em 1825, uma rebelião regional proclamou a separação do Brasil e a incorporação do futuro Uruguai às Províncias Unidas do Rio da Prata. A guerra entre Brasil e Buenos Aires durou até 1827 com a derrota brasileira. O tratado que pôs fim ao conflito garantiu o surgimento do Uruguai como país independente e a livre navegação do Prata e de seus afluentes (a navegação fluvial era a principal via de acesso ao Mato Grosso);
* Gastos militares agravaram problemas econômico-financeiros existentes (Banco do Brasil in trouble porque o rei retirou todo o ouro depositado antes de partir para Portugal, emissão de moedas de cobre, "inflação" - embora o termo ainda não existia na época, desvalorização da moeda brasileira em relação à libra no curso da déc 1820, preços de commodities agrícolas caíram etc);
* Uma série de fatores levaram à abdicação de Dom Pedro I em favor de seu filho, Dom Pedro II (então com 5 anos) em 7 de abril de 1831.

Importante observar:

1) A união entre D. Pedro I e a aristocracia rural resulta na independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822. O processo foi pacífico e nada mais significou do que uma "continuidade" do período que procede.

2) Não há nenhuma mudança radical nem alteração do status quo do Brasil. Monarquia, escravidão e a aliança com a Inglaterra são mantidas.

3) Desde a chegada da família real no Rio em 1808, o Brasil vinha mudando a forma como se inseria no sistema econômico internacional. No entanto, é errado pensar que o Brasil passou da dependência inglesa via Portugal à dependência direta da Inglaterra porque o surgimento do Brasil como nação impunha a tarefa de construir um Estado nacional para organizar o País e garantir a sua unidade.

4) Outra conclusão equivocada é a existência de uma elite política hemogênea, com base social bem estruturada e portadora de um projeto claro de diretrizes para a nova nação. Mesm0 no interior do núcleo promotor da independência, com José Bonifácio à frente, não havia um acordo sobre as linhas básicas que deveria ter a organização do Estado. Pelo contrário, os anos entre 1822 e 1840 seriam marcados por uma enorme flutuação política, por uma série de rebeliões e pelas tentativas contrastantes de organizar o poder.

5) Rompimento com Portugal: soberania e nacionalismo.

6) Manifesto às Nações Amigas (06 de agosto de 1822).

7) Reconhecimento de independência custou caro: política de concessões às demandas externas para obter o reconhecimento dos países mais desenvolvidos ("civilizados").

8) Resultado: O Primeiro Reinado caracterizou-se por ser um período de transição. Foi marcado por uma aguda crise econômica, financeira, social e política. A efetiva consolidação da independência do Brasil só ocorreria a partir de 1831, com a abdicação de D. Pedro.

Contexto internacional

Simón Bolívar
primeiro grupo de escravos libertos partem dos EUA em direção à Libéria (1822)
Doutrina Monroe
Fernando VII restaura a monarquia absolutista na Espanha (1823)
New Holland ganha o nome de Austrália (1824)
queda de Carlos X e o Início da Monarquia de Julho (1830)
independência da Grécia (1830) do Império Otomano; reconhecimento vem apenas em 1832 com o Tratado de Constantinopla
Juan Manuel de Rosas se torna ditador na Argentina (1829)
the Great Bosnian uprising was a revolt of Bosnians against the Ottoman Empire (1831)

Nenhum comentário: